top of page
  • Foto do escritorÉder Pessôa - Redator Freelancer

10 TERMOS USADOS EM SOCIAL MEDIA

Depois de uma enquete feita no meu Instagram (@ederpessoa1987), vocês escolheram como tema deste texto 10 Termos usados em Social Media. Lembrando que esta não é uma lista definitiva e existe outra infinidade de termos nesta área.

Dito isso, vamos àquelas que escolhi:

  • Métrica

Quando você escreve um conteúdo para seu site, por exemplo, é a Métrica que irá medir especificações como alcance, desempenho, anúncios, seguidores e tantos outros. Com ele dá para entender e avaliar qual assunto seu público busca mais e engajá-los para que se mantenham ali por mais tempo ou tenham mais facilidade de adquirir este ou aquele produto.

  • Copywriting

E para fazer com que seu cliente adquira "este ou aquele produto", como comentei acima (mas pode servir também para firmar a marca na mente do consumidor), você precisa de uma linguagem persuasiva e nunca invasiva. Este tipo de conteúdo é o Copywriting. O mercado para este nicho cresceu muito ultimamente.

  • Algoritmo

Sabe quando você busca algo na internet e, logo após, recebe uma infinidade de matérias ou produtos no mesmo estilo? Para fazer esta junção dos dados, usa-se o algoritmo. Ou seja, além de ser utilizada para resolução de problemas, ainda deixa as buscas mais inteligentes e segmenta o público.

  • Engajamento

É o envolvimento do público em relação a determinada marca ou conteúdo.

  • Teste A/B

Este teste pode ser feito com postagens orgânicas ou patrocinadas. Serve para verificar qual das duas postagens em questão rendem melhores resultados.



  • Crossmedia

Quando uma postagem é inserida em várias mídias (seja online ou offline), respeitando suas características.

  • SEO

São diversas práticas inseridas, dentro de um texto orgânico, para que possa ser melhor ranqueado nos sites de busca como Google ou Bing, por exemplo. Escolha e repetição da palavra-chave, divisão com subtítulos e inserção de links do próprio site, são algumas das características que devem ser seguidas.

  • Marketing de Conteúdo

É o que muitos empresários ou redatores buscam: gerar confiança em seu público com o conteúdo apresentado. Isso gerará valor a marca e, consequentemente, atrairá novos leitores/clientes.

  • Branding

Para que seu negócio sobreviva (e isso vale não só para a internet) formate a identidade visual, posicionamento dentro do seu nicho, construa uma relação com seu público e etc. Algumas destas soluções poderão ser feitas antes mesmo da marca entrar no mercado.


  • E-Mail Marketing

Além do site ou blog, você poderá utilizar o E-Mail Marketing para propagar seu conteúdo. Notando que houve um retorno do cliente, comece a estabelecer um contato mais direto e pessoal.


E você, já utilizou quais destes 10 Termos usados em Social Media? Comente com a gente!

Para dúvidas, sugestões de novos temas ou contato para trabalho, mande um email para eder.opessoa@gmail.com.

Confira este outro texto de nosso blog sobre Como ser um Redator Freelancer?


14 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page